O que esperar da primeira consulta de Fisioterapia Pélvica?
Decidiste marcar a tua primeira consulta de fisioterapia pélvica?
Primeiro que tudo quero dar-te os parabéns por dares o primeiro passo em direcção a uma vida mais feliz, activa e com mais qualidade!
Pode ser que estejas grávida, queiras cuidar de ti e preparar-te o melhor possível para o parto. Talvez já tenhas tido o teu bebé e queiras fazer uma avaliação pós-parto para teres a certeza que terás a melhor recuperação. Ou talvez já tenhas alguns sintomas como perdas urinárias, sensação de peso vaginal ou dor sexual.
Qualquer que seja a razão desta consulta, a primeira parte passará sempre por uma conversa detalhada e absolutamente confidencial. Que inclui temas como a história ginecológica e obstétrica, condições médicas, estilo de vida (actividade profissional, passatempos, prática de desporto), funcionamento da bexiga e dos intestinos e vida sexual. Iremos abordar pormenorizadamente os sintomas e que estratégias e tratamentos foram feitos até ao momento.
De seguida, com o teu consentimento informado, poderá ser avaliada a forma como respiras, a tua postura, a forma como te movimentas, as tuas costas, ancas e abdómen.
Poderá ser necessário um exame vaginal para avaliar a condição da vulva, possíveis cicatrizes, o funcionamento dos músculos do pavimento pélvico ou a existência de prolapso dos orgãos pélvicos. Se existir suspeita de disfunção do compartimento posterior, poderá também ser sugerido um exame ano-rectal.
É importante que saibas que tudo te vai ser explicado e que qualquer exame ou tratamento só será realizado se concordares.
Estarás sempre no controlo durante toda a consulta!
Depois vamos definir juntas um plano de intervenção que pode incluir: educação em saúde, alterações do estilo de vida, um plano de exercícios personalizado, técnicas respiratórias, terapia manual. As técnicas utilizadas dependerão sempre da tua condição e dos teus objectivos
Na maioria dos casos será proposta a marcação de uma consulta de seguimento.
Ainda ficaste com dúvidas?
Marca uma consulta.
Até já! ♡
Queres saber mais sobre: