Massagem Perineal

 

Uma das coisas que faço sempre nas sessões de preparação para o parto é sugerir a massagem perineal. Exploramos a anatomia da vulva e da vagina e eu ensino a técnica de massagem perineal, passo a passo.

Incentivo-te a observar, tocar, esticar e aprender como te sentes ao contrair o teu pavimento pélvico e como te sentes ao relaxar.

As mulheres costumam achar que aprender sobre esta área é realmente útil e empoderador, e à medida que se familiarizam com o seu pavimento pélvico, começam a relaxar e a sentir-se mais confiantes para dar à luz vaginalmente.

 

Há fortes evidências que sugerem que a massagem perineal pré-natal está associada a um menor risco de trauma perineal grave e complicações pós-parto (Abdelhakim et al, 2020) e é uma técnica simples e sem riscos, então por que não experimentar?

 

Podes começar quando quiseres (se não tiveres qualquer limitação para a atividade sexual) com uma massagem suave. A partir das 34 semanas de gravidez, deves começar a incluir alguns movimentos de alongamento e garantir que o fazes todos os dias.

Não estás segura sobre a massagem perineal? Tens dúvidas?

Fala comigo!

 


Queres saber mais sobre:

Anterior
Anterior

Plano Pós-Parto

Próximo
Próximo

O que esperar da primeira consulta de Fisioterapia Pélvica?