Plano Pós-Parto

Mother holds child

Quando estás grávida, normalmente o foco está nas mudanças que o teu corpo está a passar, em manter a saúde, assegurar que o bebé se desenvolve da melhor forma e no parto. Normalmente, as preocupações não vão além deste grande marco – o PARTO – e a preparação pós-parto resume-se a “qual a cadeira auto devo comprar” ou “quantas roupinhas o bebé vai precisar”.

Claro que cada pessoa tem a sua própria experiência, mas uma das queixas mais comuns que ouço quando apoio famílias no pós-parto é: "Por que ninguém me disse que isto ia ser tão intenso?".

Por isso, hoje convido-te a refletir sobre como pode ser a vida após o nascimento do bebé.

O teu corpo vai estar a recuperar depois de realizar o ato mais incrível da tua vida. Certamente, vais precisar de descanso consistente, de um ambiente tranquilo e de apoio, hidratação adequada, alimentos nutritivos, digestíveis e quentes, e idealmente de tratamentos regulares, como massagens de recuperação pós-parto e uma avaliação de saúde pélvica.

E como é que isto é possível se não tens família ou amigos por perto e/ou um bebé pequeno a correr pela casa o dia todo?

 

Sei que o cenário ideal pode ser difícil em alguns casos, mas a preparação é a chave.

 

Sabes que há a possibilidade do parto não correr exatamente como planeaste e que o cenário perfeito às vezes não pode ser alcançado, por isso fazemos o plano de parto A, B, C (e mais). Bem, o mesmo é válido para um plano pós-parto.

Pensa nas pessoas que queres ter à tua volta e quem seria a pessoa ideal para preparar as tuas refeições, fazer compras por ti ou levar os teus filhos mais velhos a passear no parque. Também é uma boa ideia ter uma rede de profissionais de confiança que possas chamar se precisares de ajuda: doula, parteira, médico de família, fisioterapeuta de saúde pélvica, consultora de amamentação, empregada doméstica.

Também pensa em formas de assegurar refeições, snacks, tarefas domésticas e cuidados infantis nas primeiras semanas ou meses.

Sei que é muito para considerar, mas planear com antecedência vai certamente ajudar-te a ter um período pós-parto imediato mais tranquilo, a recuperar melhor e a desfrutar ainda mais do teu recém-nascido.



Queres saber mais sobre:

Anterior
Anterior

Parte 1: Factores importantes na recuperação física no pós-parto.

Próximo
Próximo

Massagem Perineal